Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALDEIA DE FAZAMÕES

FAZAMÕES É UMA ALDEIA DA FREGUESIA DE PAUS CONCELHO DE RESENDE DISTRITO DE VISEU

ALDEIA DE FAZAMÕES

FAZAMÕES É UMA ALDEIA DA FREGUESIA DE PAUS CONCELHO DE RESENDE DISTRITO DE VISEU

ESCOLA DE FAZAMÕES

06.08.08, JORGE C RAMOS

   Era na escola primária, agora ensino básico, que começávamos a enriquecer intelectualmente e a adquirir conhecimentos que nos serviam para toda a vida .

   Actualmente, começa na pré-primária, porque há umas décadas atrás a pré-primária dos alunos, desta e tantas outras escolas deste país, eram campos de milho de trigo e passar o tempo palmilhando caminhos e terrenos a que podemos chamar conviver com a Natureza.

   Esta escola era conhecida por "Casa da Aula" pois na década de 50 tinha dezenas de alunos de Fazamões e S, Pedro do Souto, aldeia vizinha, mas que com o decorrer dos anos, e a pouco e pouco começou a haver uma redução no número de crianças, e no ano lectivo de 68/69 éramos apenas 4 alunos. Mas não foi o número de alunos que ditou o fecho, mas sim a falta de professores (outros tempos). Voltou a abrir mais tarde para fechar definitivamente e agora sim por falta de alunos. Desde então nota-se que está  a entrar em estado de degradação, é pena, mas o que tenho na memória é uma escola conservada, e  foi lá que também eu aprendi as primeiras letras, como tantos outros. Perdoem-me o saudosismo. Um abraço para todos  os alunos que frequentaram esta escola em especial  do ano lectivo de 68/69.

 

 

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.